quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cake crumb com cinnamon apple (bolo crocante)

Oi pessoal, tudo bem?
Essa semana foi bem corrida, tive provas todos os dias e tive que estudar muito, mas acho que os esforço vai ser bem refletido nas notas :) é o que eu espero pelo menos!
Mas enfim, essa semana eu estava vendo um programa chamado "Cake Boss" no canal TLC (canal nº 94 na net), o programa é muito bom! Dentre alguns episódios que eu estava vendo, uma cliente foi a confeitaria (lugar onde o programa acontece) e pediu um "Crumb Cake" e eu fiquei muito curiosa em descobrir a receita, pois no próprio programa é dito que o tal "Crumb Cake" é um dos doces que mais vendido na loja.
E lá fui eu procurar a tal receita, achei em inglês, mas consegui fazer e meu Deus, eu não imaginava que seria tão fácil para fazer.
Quando provei, descobri que se parece muito com uma cuca simples e é muito gostoso! Então resolvi trazer a receita (traduzida) para vocês, espero que gostem!

Ingredientes

1 - 1 Ovo grande.
2 - 2 colheres de sopa de óleo (canola, milho, girassol, etc).
3 - 4 xícaras de farinha de trigo sem fermento.
4 - 1/2 xícara de chá de açúcar (Se você gostar de uma massa mais doce, pode colocar 1 xícara inteira).
5 - 2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó.
6 - 1/2 colher de chá de sal.
7 - 1/2 xícara de chá de leite.
8 - 2 colheres de chá de essência de baunilha.
9 - 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo.
10 - 1 e 1/2 colheres de chá de canela em pó.
11 - 1 xícara de manteiga (ou margarina) SEM sal, derretida.
12 - (opcional) Açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar.

Modo de fazer

1 - Pré-aqueça o forno a 180º graus célcios e unte uma forma pequena com margarina e farinha.
2 - Em um bowl grande, ou refratário, pode ser até o bowl da batedeira (só pra explicar, eu fiz essa receita na mão, não achei necessidade de usar a batedeira porque a massa é bem pequena, mas isso não impede o uso da batedeira).
3 - Bata o ovo muito bem com um fuê, até ficar um creme claro.

4 - junte os outros líquidos ao ovo e bata bem até obter uma mistura homogênea.
5 - Em outro refratário misture 1 e 1/2 xícara de farinha, o açúcar e o sal, misture.
6 - Adicione aos poucos a mistura de secos aos líquidos e misture.
7 - Quando a massa atingir uma mistura uniforme, adicione o fermento e mexa delicadamente.
8 - Despeje a massa na forma.
9 - Em outro bowl (ou prato fundo) adicione o resto da farinha (2 xícaras e 1/2), o açúcar mascavo, a manteiga e a canela e mexa até que fique em ponto de farofa.
10 - Quando chegar ao ponto de farofa, coloque por cima da massa ainda crua.
11 - Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, verifique com um palito que a massa está assada.
12 - Retire do forno e espere esfriar um pouco.
13 - Polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima (opcional).

Cinnamon Apple (detalhe opcional)
Ingredientes

1 - 1 maçã vermelha grande.
2 - 1 colher de sobremesa de canela.
3 - 1 colher de sopa de açúcar mascavo.
4 - 2 colheres de sopa de água.
5 - 1 colher de manteiga sem sal.

Modo de fazer

1 - Descasque e corte a maçã em cubos.
2 - Cozinhe a maçã por 5 minutos em água bem quente.
3 - Escorra a maçã e leve a uma frigideira.
4 - Adicione a manteiga, o açúcar e a canela até caramelar tudo.
5 - Despeje por cima do bolo.



Eu não coloque açúcar de confeiteiro porque o pessoal aqui em casa não gosta muito, mas ta aí :)

E aí pessoal, gostaram?
Não é complicado, apesar de ter muitos passos não é difícil de fazer, acreditem!
Façam e espero que gostem!
Beijão, Lou.

2 comentários: